Especificações e Notas Técnicas

31/10/2017
COMPARTILHE

Especificações do Programa Brasileiro GHG Protocol

Esta publicação é resultado de um processo de construção coletiva realizado pela equipe do Programa Brasileiro GHG Protocol e suas organizações membro, iniciado em maio de 2008. Tem como objetivo apoiar e estimular a cultura de desenvolvimento e publicação de inventários de GEE no Brasil, permitindo às organizações estabelecerem processos de gestão de emissões de GEE e se posicionarem ativamente no mercado internacional através de atributos ligados à sustentabilidade. 

O objetivo da publicação é orientar a contabilização de emissões de GEE nos inventários corporativos e assegurar que as informações relatadas ao Programa atendam aos objetivos acima descritos, sendo consistentes com princípios internacionalmente aceitos para contabilização e elaboração de inventários de GEE. Além disso, as Especificações do Programa Brasileiro GHG Protocol explicitam o que é requerido dos participantes, bem como o que é opcional para a elaboração e publicação dessas informações. Acesso à publicação.

 

Notas Técnicas

As notas técnicas orientam, de maneira complementar às Especificações do Programa Brasileiro GHG Protocol, como deve ser a contabilização de emissões de GEE. Elas são resultado de um processo de pesquisa da equipe do Programa Brasileiro iniciado a partir de demandas das organizações membro e de outros stakeholders

À medida que houver demanda por novas orientações, novas notas técnicas poderão ser disponibilidades neste espaço, a fim de proporcionar maior clareza e padronização para a contabilização de emissões de GEE nos inventários do Programa Brasileiro de GHG Protocol.

As Notas Técnicas podem ser acessadas nos links a seguir:

- Período de relato de inventário de gases de efeito estufa - versão 1.0;

- Definições das categorias de Escopo 1;

- Contabilização de emissões de CO2 por fabricação de bebidas carbonatadas;

- Quantificação e contabilização de emissões de GEE por uso de fertilizantes sintéticos;

- Quantificação e contabilização de emissões de CO2 por compra de eletricidade no Sistema Isolado do Amazonas;

Quantificação e contabilização de emissões de GEE por detonação de explosivos industriais;

Emissões de gases de efeito estufa por queima de acetileno (C2H2);

- Valores de referência para o Potencial de Aquecimento Global (GWP) dos gases de efeito estufa;

Contabilização de emissões agrícolas e de mudança no uso do solo;

- CONSULTA PÚBLICA - Nota técnica sobre contabilização de energia renovável

Mais Lidos

Nenhum post encontrado.