Método

O GHG Protocol é o método mais utilizado para a realização de inventários de gases de efeito estufa (GEE). O método é compatível com as normas ISO e com os métodos de quantificação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). A aplicação no Brasil acontece de modo adaptado ao contexto nacional. São diferenciais do programa Brasileiro GHG Protocol:

• Contabilização, cálculo, elaboração e publicação de relatório de GEE em base voluntária 
• Capacitação de empresas e organizações
• Plataforma online para divulgação pública dos inventários
• Espaço de intercâmbio de informações entre instituições públicas e privadas e modelos de gestão

Veja as informações técnicas para o ciclo 2014 e confira abaixo as ferramentas e especificações que auxiliam as empresas no processo de quantificação de suas emissões.

Especificações

O Programa Brasileiro GHG Protocol conta com especificações para o contexto brasileiro, que explicitam o que é requerido dos participantes em caráter obrigatório e opcional para a elaboração do inventário de GEE. Acesse o pdf Especificações do Programa Brasileiro GHG Protocol.

Ferramenta de Cálculo

As ferramentas de cálculo do Programa Brasileiro GHG Protocol visam auxiliar os gestores no processo de elaboração do inventário de GEE:

·  Ferramenta intersetorial (download)
·  Ferramenta auxiliar para o cálculo de distâncias aéreas (download)

 

Emissões de Escopo 3

O Programa Brasileiro GHG Protocol recomenda a seus membros que o relato das emissões de Escopo 3 dos inventários de GEE seja feito seguindo método publicado pelo World Resources Institute (WRI) em 2011 (saiba mais). O Programa também disponibiliza um resumo das categorias de Escopo 3 em português, para facilitar o entendimento sobre este tema.

Verificação

O objetivo principal da verificação por terceira parte é assegurar a credibilidade do inventário de GEE de uma organização. Para estabelecer as diretrizes do processo de verificação, o Programa Brasileiro lançou em 2011, em conjunto com o WRI, as Especificações de Verificação do Programa Brasileiro GHG Protocol (EV). Saiba mais.
 
- Especificações de Verificação (download)
- Declaração de Verificação – Apêndice A (download)